BICHECTOMANIA
Pré-operatório
A bichectomia - procedimento de remoção da bola de Bichat ou corpo adiposo da bochecha, trata-se de um procedimento estético/funcional que visa à redução do volume das bochechas aumentando a evidência da proeminência zigomática e o contorno da mandíbula tornando a face mais harmônica e também propõe aumentar o corredor bucal diminuindo trauma em pacientes que costumam ‘morder’ a bochecha.
No pré-operatório faz-se o registro fotográfico e analise funcional de ATM (articulação temporomandibular).
Pós-operatório
No pós-operatório de bichectomia:
* Característica principal cuidar do edema interno da bochecha.
* Posições em decúbito laterais para dormir ficam limitadas por uma a duas semanas. O movimento da cabeça também pode ficar incomodo na primeira semana.
* Iniciar o atendimento no terceiro dia pós cirurgia, contando o dia da cirurgia. Ou quando o médico liberar.
* A fim de evitar inchaços no rosto, aplique bolsas de gelo no local da cirurgia.
* O rosto pode ficar edemaciadas (inchadas), e raramente com equimoses (roxos).
* Paciente será avaliado e documentado no primeiro dia de atendimento e terá seu diagnóstico fisioterapêutico conforme este dia.
* Indicado 5 a 10 sessões de atendimento em um intervalo de 2 a 4 semanas, porém esse número é variável de acordo com a avaliação fisioterapeutica do primeiro dia e da evolução dia a dia do paciente.
* Orientações demonstrações de posicionamentos, posturas e movimentações, faz-se indispensável ao paciente e aos acompanhantes.
* Cuidados com curativos e higienização dos mesmos quando necessário e a pedido médico.
* Drenagem linfática manual em todas as sessões. Dominamos diversas técnicas (Leduc - Godoy - Vodder) com formação internacional, e realizamos treinamentos constantes com a equipe a fim de manter a qualidade e perfeição do atendimento.
* Pode-se aplicar kinesio taping nas duas primeiras semanas.