BLEFAROPLASTIA
Pré-operatório
Blefaroplastia ou cirurgia de pálpebras é indicada para mulheres ou homens que apresentem queixas em relação à flacidez de pele ou excesso de bolsas de gordura na região ao redor dos olhos. Pode ser feita tanto na parte superior ou inferior dos olhos ou em ambas. Mas, vale destacar que a blefaroplastia pode ter também indicações funcionais. Em alguns casos, por exemplo, a queda das pálpebras superiores pode interferir no campo de visão, além de aumentar o cansaço visual.
No pré-operatório necessário documentação fotográfica, assim como analisar a qualidade da pele das pálpebras, observando manchas, rugas, grau de flacidez, alergias, movimentação ocular e verificar se possui maquiagem definitiva e sua influência na cirurgia.
Faz-se necessário uma limpeza de uma a duas semana antes do procedimento cirúrgico. Trabalhos de fortalecimento facial em especial dos orbiculares são benéficos para amenizar possíveis quedas das pálpebras. Drenagens linfáticas, peelings e hidratações.
Deve-se parar de fumar no mínimo 30 dias antes e depois da cirurgia.
Evitar exposição solar prolongada por pelo menos duas semanas antes da cirurgia.
Pós-operatório
No pós-operatório de blefaroplastia:
* Característica principal edema nas pálpebras superiores.
* As pálpebras ficam com movimentos lentos e os olhos ressecados por 2 a 3 semanas, podendo ficar entreabertos nos primeiros dias devido ao edema.
* Iniciar o atendimento no terceiro dia pós cirurgia, contando o dia da cirurgia ou quando o médico liberar.
* As pálpebras estão geralmente bem edemaciadas (inchadas), às vezes com equimoses (roxos) em todo globo ocular uni ou bilateralmente.
* Paciente será avaliado e documentado no primeiro dia de atendimento e terá seu diagnóstico fisioterapêutico conforme este dia.
* Realizar testes funcionais de movimentação de olhos e de pálpebras.
* Indicado 5 a 10 sessões de atendimento em um intervalo de 2 a 4 semanas, porém esse número é variável de acordo com a avaliação fisioterapeutica do primeiro dia e da evolução dia a dia do paciente.
* Orientações e demonstrações de posicionamentos, posturas e movimentos são indispensáveis ao paciente. Como por exemplo evitar dormir de lado.
* Cuidados com curativos e higienização dos mesmos quando necessário e a pedido médico.
* Afim de evitar maiores inchaços nas pálpebras, aplicar compressas frias.
* Drenagem linfática manual em todas as sessões. Dominamos diversas técnicas (Leduc - Godoy - Vodder) com formação internacional, e realizamos treinamentos constantes com a equipe a fim de manter a qualidade e perfeição do atendimento.