OTOPLASTIA
Pré-operatório
A otoplastia é a cirurgia reparadora, estética, simples como fechar uma fissura ou rasgo no lobo de orelha ou reconstrução total da mesma. A conhecida é a correção de ‘orelha em abano’. São usadas técnicas cirúrgicas para diminuir o ângulo da orelha com o crânio e refazer a anti-hélix (ou anti-hélice, dobra que fica por dentro da borda da orelha) que também podem estar apagadas em casos de orelha em abano.
No pré operatório faz-se registro fotográfico com mensurações de ângulos em relação das orelhas ao crânio.
Indica-se uma limpeza de pele com foco em higienização criteriosa das orelhas e comum cravos em região posterior das orelhas e na parte interna da concha da orelha.
Parar de usar brincos e piercings uma semana antes da cirurgia.
Não fumar por 30 dias antes e após da cirurgia.
Pós-operatório
No pós-operatório de otoplastia:
* Característica principal cuidado na região auricular.
* Deve dormir apenas em decúbito dorsal (barriga para cima) com estabilizadores na cabeça, por duas semanas e evitar rotação de pescoço.
* Iniciar o atendimento no terceiro dia pós cirurgia, contando o dia da cirurgia ou quando o médico liberar.
* As orelhas geralmente estão bem edemaciadas (inchadas), as vezes com equimoses (roxos) próximo as incisões.
* Sensibilidade aumentada nas orelhas e couro cabeludo ao redor.
* Paciente será avaliado e documentado no primeiro dia de atendimento e terá seu diagnóstico fisioterapêutico conforme este dia.
* Indicado 5 sessões de atendimento em um intervalo de 2 a 3 semanas, porém esse número é variável de acordo com a avaliação fisioterapêutica do primeiro dia e da evolução dia a dia do paciente.
* Orientações demonstrações de posicionamentos, posturas e movimentações, faz-se indispensável ao paciente.
* Cuidados com curativos e higienização dos mesmos quando necessário e a pedido médico.
* Drenagem linfática manual em todas as sessões. Dominamos diversas técnicas (Leduc - Godoy - Vodder) com formação internacional, e realizamos treinamentos constantes com a equipe a fim de manter a qualidade e perfeição do atendimento.
* Uso de faixa compressiva facial por 15 dias constantemente, e mais 15 intercalando em períodos até chegar aos 30 dias, dependendo da evolução do paciente.