RINOPLASTIA
Pré-operatório
Rinoplastia é uma cirurgia realizada na estrutura nasal para melhorar a estética ou a respiração de um indivíduo. Esse procedimento pode diminuir ou aumentar o tamanho do nariz, mudar o formato da ponta, e também mudar abaulamentos no dorso do nariz. Demanda uma análise criteriosa para que se obtenha o perfeito equilíbrio estético entre o rosto e o nariz do paciente.
No pré-operatório requer uma avaliação e registro criteriosos e individualizados. Considerando tamanho e formato da face em relação ao nariz; o grau de protrusão ou retrusão das regiões frontal e mentoniana; os ângulos nasoglabelar e nasolabial; relação dorso-ponta; a espessura da asa da narina; o ângulo nariz lábio e o posicionamento do septo.
Faz-se necessário uma limpeza de uma a duas semanas antes do procedimento cirúrgico. Para retirada dos cravos comum nesta região. Pode-se fazer peelings e hidratações.
Fumante, seria interessante interromper por pelo menos quatro semanas antes da cirurgia e após desta. O cigarro interfere com a boa oxigenação dos tecidos e atrapalha a cicatrização.
Evitar exposição solar prolongada por pelo menos duas semanas antes da cirurgia.
Pós-operatório
No pós-operatório de rinoplastia:
* Característica principal cuidar do curativo nasal.
* posições em decúbito laterais para dormir ficam limitadas por uma a duas semanas. Permitido apenas decúbito dorsal com elevação de tronco.
* Iniciar o atendimento no terceiro dia pós cirurgia, contando o dia da cirurgia ou quando o médico liberar.
* A fim de evitar inchaços no rosto, aplique compressas frias.
* O rosto pode ficar edemaciadas (inchadas), e raramente com equimoses (roxos).
* Paciente será avaliado e documentado no primeiro dia de atendimento e terá seu diagnóstico fisioterapêutico conforme este dia.
* Indicado 5 sessões de atendimento em um intervalo de 2 semanas, porém esse número é variável de acordo com a avaliação fisioterapeutica do primeiro dia e da evolução dia a dia do paciente.
* Orientações demonstrações de posicionamentos, posturas e movimentações, faz-se indispensável ao paciente e aos acompanhantes.
* Cuidados com curativos e higienização dos mesmos quando necessário e a pedido médico.